sábado, 1 de setembro de 2012

Um Liberiano muito bom de bola!

Poucos sabem ou se lembram, mas um africano já foi sim, o melhor jogador de futebol do mundo! E o que é ainda mais incrível, um jogador Liberiano. 

Nascido em Monróvia em 1966, capital da Liberia, na África Ocidental, George Tawlon Manneh Oppong Ousman Weah, ou simplesmente George Weah, foi reconhecido pela FIFA como o melhor jogador do mundo em 1995, conquistando também a Bola da Ouro, prêmio dado pela revista France Football ao melhor da temporada (naquela época, estes prêmios ainda eram separados).Jogando pelo AC Milan-ITA, o atacante Liberiano ajudo a equipe a conquistar o título da Série A (campeonato italiano) da temporada 1995-1996, desbancando grandes jogadores da época, como Romário, o italiano Baggio e o bulgaro Stoichkov.

George Weah fez história, ao se tornar o primeiro e até agora único africano no topo do futebol mundial. O atacante começou sua carreira no modesto Young Survivors Clareton da Libéria, com apenas 14 anos e após rodar por alguns clubes da África, chegou ao AS Mônaco-FRA em 1988, quando tinha apenas 18 anos. Ali Weah começava a escrever sua história no velho continente. Em 1992, após 4 temporadas de sucesso no Mônaco, se mudou para o Paris Saint Germain, também da França, onde conquistou seu primeiro título nacional na Europa:  Ligue 1. 

Com o sucesso, foi contratado pelo Milan em 1995 para substituir nada mais nada menos que o holandês Van Basten, que se aposentara na temporada passada. Mas George Weah assumiu essa responsabilidade e no clube rossonero teve os melhores anos de sua carreira. Foram 5 anos de Milan, com 46 gols marcados em 114 jogos. Em 2000 se transferiu para o Chelsea-ING mas não repetiu os desempenhos anteriores. Rodou por mais alguns clubes até encerrar a carreira em 2003, no Al Jazira-EAU.

Na seleção liberiana o sucesso se repetiu. Até hoje, é considerado pelos torcedores o melhor jogador da história de sua seleção e de seu país. Foram 22 gols representando as cores de seu país.

George Weah em ação pela Libéria
Em 2001 uma história curiosa. Quando ainda jogava pelo Olympique Marseille-FRA, assumiu também a função de treinador da seleção principal da Libéria. Como treinador começou bem, derrotando a seleção de Gana por 3 a 1, nas eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo, mas mesmo assim, não conseguiu a classificação para o mundial de 2002.

Mas não foi só como jogador que George Weah conseguiu a idolatria. Em 1996, com a delegação liberiana sem dinheiro para disputar torneios, Weah pagou todas as despesas para que sua seleção nacional disputasse a Copa das Nações Africanas daquele ano.

Após encerrar as atividades com futebol, George Weah foi atrás de seu outro sonho: ser presidente da Libéria. Ingressou na política e em 2005, concorreu a presidência, mas foi derrotado pela candidata Ellen Johnson-Sirleaf.

George Weah é até hoje, ídolo e exemplo para seu país. Ainda atua na política e por meio da Fundação George Weah, ajuda as vítimas da guerra civil que por anos acontece em seu país.

Isso tudo justifica o apelido que George Weah recebeu quando ainda jogava na África: Oppong - Super!




Abaixo há um vídeo, com alguns dos gols do atacante George Weah


Nenhum comentário:

Postar um comentário