domingo, 1 de abril de 2012

E os Pentacampeões?

Com a aposentadoria recente de alguns pentacampeões mundiais em 2002, o último foi o goleiro Marcos, resolvi buscar informações sobre o restaste do elenco que ganhou a Copa no Japão e na Coréia do Sul. Você sabe quem ainda joga? onde joga? o que faz atualmente? Bom se não sabe, ou não lembra, mate sua curiosidade. Segue a convocação:




1 - Marcos (goleiro) - Ídolo do Palmeiras, encerrou a carreira aos 38 anos após conviver com diversas lesões nas últimas temporadas. Após longas férias, Marcos prentende seguir trabalhando com futebol.


2 - Cafu (lateral direito) - Recordista de jogos com a camisa amarelinha (148 partidas), Cafu também é o único jogador a disputar 3 finais de Copa do Mundo, e consecutivas (94, 98 e 2002). Mesmo sem jogar desde 2008, quando encerrou seu contrato com o Milan, Cafu não encerrou a carreira oficialmente, aos 41 anos de idade e diz que ainda está em ótima condição física. Atualmente se dedica a negócios próprios e a sua entidade, a Fundação Cafu.


3 - Lúcio (zagueiro) - Um dos poucos da lista que ainda atua e em grande nível. Até 2010 era constantemente lembrado pelo atual técnico da seleção Mano Menezes, mas acabou perdendo espaço nas convocações. Hoje defende a Inter de Milão e é relativamente novo: 33 anos.


4 - Roque Júnior (zagueiro) - Com 35 anos, o jogador está sem clube desde 2011, após rápida passagem pelo Ituano-SP. O zagueiro titular da Copa 2002 ainda não encerrou oficialmente a carreira e atualmente trabalha em seus negócios, um deles a equipe do Primeira Camisa, na qual ele é um dos donos.


5 - Edmilson (zagueiro/volante) - O zagueiro se destacou na Copa após marcar um golaço contra a Costa Rica, ainda na 1ª fase. No fim de 2011, após disputar o Brasileirão pelo Ceará, o jogador encerrou a carreira pelo clube aos 35 anos, mas segue na comissão técnica do Vozão.


6 - Roberto Carlos (lateral esquerdo) - Um dos melhores laterais que a seleção já teve. Roberto Carlos jogava até o início de 2012 no Anzhi Makhachkala da Russia, onde chegou a acumular as funções de técnico e jogador. Encerrou a carreira aos 38 anos e agora trabalha como auxiliar técnico no time russo.


7 - Ricardinho (meia) - Convocado as pressas na Copa após contusão de Emerson, o jogador pouco atuou. Curiosamente terminou 2011 como jogador do Bahia, mas iniciou 2012 como treinador da equipe do Paraná, clube que o revelou, encerrando a carreira dentro das 4 linhas.


8 - Gilberto Silva (volante) - Uma das "surpresas" na equipe principal da seleção na copa, Gilberto Silva fez grande copa e foi mostrado ao mundo. O volante hoje joga na zaga e é titular do Grêmio-RS, aos 35 anos de idade.


9 - Ronaldo (atacante) - O fenômeno foi o grande destaque da campanha vitoriosa da seleção brasileira no Japão / Coréia do Sul. Em 2010, após fracassar no "projeto libertadores" pela equipe do Corinthians, o jogador encerrou a carreira aos 33 anos afirmando que "as dores o venceram". Em 2011 se despediu oficialmente pela seleção, em amistoso realizado no Pacaembu, onde atuou por 15 minutos. Hoje é um conceituado administrador em empresas e dono da 9ine, conceituada agência que cuida da imagem de esportistas.


10 Rivaldo - (meia) - Para muitos, o melhor jogador da copa 2002. O meia rodou por clubes de todo mundo durante a carreira e após jogar 2011 pelo São Paulo-SP, assinou este ano com o Kabuscorp da Angola com a missão de ajudar na expansão do futebol pelo país. O jogador está com 39 anos. Rivaldo também é dono e presidente da equipe do Mogi Mirim-SP.


11 - Ronaldinho (meia) - 2002 foi a melhor copa de Ronaldinho Gaúcho pela seleção. O foi decisivo na partida contra a Inglaterra, onde fez 1 gol e deu 1 assistência e logo após foi expulso. Hoje o jogador de 32 anos é o príncipal astro do time do Flamengo-RJ, onde atua desde 2010, mas mesmo ganhando uma fortuna, não repete mais as atuações que o consagraram no futebol mundial. 


12 - Dida (goleiro) - Primeiro reserva na copa de 2002, o jogador assumiu a titularidade da seleção nos anos seguintes. Aos 38 anos, o goleiro está sem clube desde 2010, quando saiu do Milan da Itália e ainda procura um clube para jogar.


13 - Belletti - (lateral direito) - O lateral Belletti era reserva de Cafú na copa e pouco atuou. Em 2011, após sair do Fluminense-RJ, assinou contrato com o Ceará, mas dias depois anunciou, aos 35 anos, o fim da carreira sem jogar pela equipe, alegando problemas físicos. Atualmente estuda e faz estágio para se tornar treinador.


14 - Anderson Polga (zagueiro) - O jogador teve seu grande momento pela seleção nesta copa de 2002, sem ser lembrado nos anos seguintes. O zagueiro de 33 anos só defendeu dois clubes na carreira: o Gremio-RS onde foi revelado, e o Sporting de Portugal, onde atua até hoje como defensor central.


15 - Kléberson (volante) - O volante foi mais uma das "surpresas" de 2002 e se saiu bem, terminando a copa como titular. Em 2008 retornou ao Flamengo-RJ onde teve bons momentos e voltou a ser lembrado para a seleção, disputando sua segunda copa, em 2010. Hoje, aos 32 anos briga por uma vaga na equipe titular do Flamengo.


16 - Júnior (lateral esquerdo) - Reserva em 2002, o jogador chegou a marcar na copa, contra a Costa Rica. O jogador teve seu melhor momento no São Paulo, conquistando em 2005 o mundial de clubes e os 3 brasileiros seguintes.Na metade de 2010, acertou com o Goías e jogou até o final da temporada, quando encerrou a carreira aos 37 anos. Atualmente cuida de seus negócios próprios.


17 - Denilson (atacante) - Sempre habilidoso, na copa de 2002 Denilson tinha o papel de entrar no segundo tempo e segurar a bola. Este fato ficou marcado na semifinal contra a Turquia, quando o jogador estava com a bola na lateral cercado por 4 jogadores turcos, imagem inesquecível da copa. Em 2010, após acertar com o Kavala da Grécia, saiu da equipe sem disputar nenhum jogo e encerrou a carreira aos 32 anos de idade. Atualmente é comentarista esportivo da TV Bandeirantes.


18 - Vampeta (volante) - Pouco jogou na copa de 2002. O jogador teve seu melhor momento como jogador do Corinthians-SP, onde conquistou o Mundial de Clubes em 2000. Em 2008, após curta passagem pelo Juventus-SP, parou de jogar. Atualmente é técnico do Grêmio Osasco-SP, onde encerrou a carreira aos 37 anos após entrar no fim do 2º tempo, em uma partida válida pelo Campeonato Paulista-série A3. Vampeta já dirigia o time.


19 - Juninho Paulista (meia) - O jogador pouco atuou na copa de 2002, mas participou da campanha do pentacampeonato. Em 2010, aos 37 anos, encerrou a carreira pelo Ituano-SP, clube que o revelou e que atualmente exerce o papel de presidente. Juninho Paulista frequentemente atua no Showbol, categoria para ex-jogadores.


20 - Edilson (atacante) - O famoso "capetinha" pouco jogou na copa de 2002. Após 2 anos parado, assinou em 2010 com o Bahia-BA, onde encerrou a carreira no mesmo ano, aos 39 anos. Atualmente, Edilson é dono de uma banda e um estúdio, além de trabalhar como reporter na Rede Bahia de Televisão.


21 - Luizão (atacante) - O atacante foi essencial na vitória de virada do Brasil, na estréia contra a Turquia, em 2002. Com uma carreira repleta de contusões, assinou com o Rio Branco-SP em 2010 mas encerrou a carreira, meses depois, aos 35 anos, sem atuar pela equipe. Hoje atua como empresário de jogadores e também faz participações no Showbol.


22 - Rogério Ceni (goleiro) - Considerado o maior ídolo do São Paulo F.C., o jogador não entrou em campo na copa 2002, já que era o terceiro goleiro. Sua participação pela seleção não teve tanto destaque quanto pelo clube. Recordista de gols (103 na carreira), o goleiro artilheiro também é o jogador com mais jogos pela equipe paulista (1016). Atualmente se recupera de contusão mas é titular absoluto do São Paulo, mesmo com seus 39 anos.


23 - Kaká (meia) - Convocado em 2002 para adquirir experiência, já que era o jogador mais novo da seleção, com 20 anos, o meia jogou apenas 20 minutos naquela copa. Ganhou destaque com a seleção nos anos seguintes. Atualmente está com 29 anos e joga pelo Real Madrid da Espanha, onde foi contratado com status de estrela mas ainda não mostrou grande futebol.


Técnico - Luiz Felipe Scolari - O treinador pentacampeão levou uma seleção desacreditada ao título mundial e saiu com status de herói. Atualmente está com 63 anos e dirige a equipe do Palmeiras-SP, após tentativas frustradas pelo futebol europeu.


Ou seja, quase 10 anos depois, dos jogadores que participaram da campanha vitoriosa do pentacampeonato na Copa de 2002, a maioria já parou de jogar. Veja como ficou a lista:


Doze jogadores encerraram oficialmente: - Marcos, Ronaldo, Edilson, Luizão, Juninho Paulista, Edmilson, Roberto Carlos, Vampeta, Denilson, Júnior, Ricardinho e Belletti.


Três jogadores estão sem clube, mas ainda não encerraram de forma oficial: Cafu, Dida e Roque Junior.


Oito jogadores ainda atuam: Rogério Ceni, Kaká, Anderson Polga, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho, Rivaldo e Lúcio.

TODOS OS GOLS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO 2002


Nenhum comentário:

Postar um comentário