sábado, 19 de março de 2016

Ferroviária - A pedra no sapato dos gigantes


A próxima parada da nossa jornada pelo Paulistão deste ano estaciona em Araraquara, uma  cidade de muita tradição no futebol do estado e que abriga uma das equipes mais competitivas desta edição do campeonato, a Ferroviária.
Lembro que quando era criança e assistia os jogos do estadual, a Ferroviária me chamava muito a atenção, afinal, o que esse nome tem a ver com um clube de futebol? Pois bem, depois de crescido fui matar minha curiosidade e hoje, contarei um pouco da história deste tradicional clube do interior paulista.

Diferente dos clubes "jovens" que tratamos nos artigos anteriores, a Associação Ferroviária de Esportes (AFE) tem uma significativa representação junto aos clubes do interior do país. Disputou por 30 anos seguidos a divisão de elite do Paulista e também já chegou a Série A do Brasileiro.

Fundada em 12 de Abril de 1950 por funcionários da EFA - Estrada de Ferro Araraquara, decidiu-se pela sigla AFE no clube, por coincidência ou não, o contrário da sigla idealizadora. As cores Grená e branco, foram escolhidas após longo debate, pois muitos queriam as cores da cidade (azul e branco) e são uma homenagem as locomotivas da EFA, que se distinguiam das outras justamente pelo grená. O mascote da equipe é a Locomotiva, que "atropela os adversários". Há também o Maquinista, criado por um cartunista Lucas Lima, torcedor da Ferrinha, que mesmo não sendo o mascote oficial, é bastante utilizado na divulgação e marketing do clube.

O estádio, mesmo sendo municipal, é reconhecidamente a casa da Ferroviária. Batizado como estádio Dr. Adhemar de Barros, que foi um importante político brasileiro, é mais conhecido pelo nome de Arena da Fonte Luminosa. Reformado em 2008, hoje é uma moderna arena multiuso, com capacidade para 20 mil pessoas e possui um dos melhores gramados do país.

Muitos jogadores famosos já vestiram essa camisa grená. Dentre os mais conhecidos, estão o atacante Grafite, os meias Renato Cajá e Fumagalli, o ex volante e hoje técnico Dorival Júnior, o também ex volante Dudu, nascido em Araraquara e que depois se tornou um dos maiores ídolos da história do Palmeiras e por fim o meia Bazanni, ou Rubi, maior ídolo da Ferrinha.

Como já foi dito, a AFE fez grandes campanhas na elite do futebol brasileiro. No Paulista, já ficou em 3º lugar nos anos de 1959 3 1968, além de conquistar três vezes o título da A2. No âmbito nacional, disputou a primeira divisão do brasileiro por algumas oportunidades e chegou ao 12º lugar em 1983, além de ser vice-campeão da Série C, em 94. As conquistas mais reconhecidas são um tricampeonato Paulista do Interior, nos anos de 1967, 68 e 69, que inclusive foram representadas pelas 3 estrelas no escudo do clube.

Mas como o título deste artigo mostra, a campanha de 2016 no estadual é de dar inveja. Comandado pelo técnico português Sérgio Vieira, vem se destacando na liderança do grupo C, deixando em segundo lugar o poderoso São Paulo. Além disso, nesta temporada, nos dois jogos que teve com os gigantes do país, obteve grandes resultados. Um empate com o Corinthians em 2 a 2 quando foi superior durante toda a partida mas sofreu o gol de empate no fim e a vitória sobre o Palmeiras em pleno Allianz Parque por 2 a 1. Neste jogo, teve mais posse de bola, mais chances de gol e melhor desempenho. Aliás, esse é o grande destaque da Ferroviária, o desempenho em campo. Não é difícil analisar jogo por jogo da campanha no Paulista e concluir que sempre a Ferrinha foi melhor em campo. O time de Sérgio Vieira costuma impor seu ritmo nas partidas e o adversário, com pouca posse de bola, acaba encurralado pelo volume de jogo da AFE. É reconhecidamente uma das melhores equipes deste Paulistão e grande candidato à classificação para a próxima fase do estadual.

Técnico europeu,  estilo de jogo que impressiona e história reconhecida, tudo isso indica que a Ferroviária não está aí só querendo um prêmio de participação. Os adversários que se cuidem, inclusive os gigantes. A locomotiva está disposta a atropelar os adversários uma vez mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário