segunda-feira, 23 de maio de 2016

O significado das estrelas nos escudos dos times brasileiros


Há alguns atrás, resolvi escrever sobre os escudos dos clubes e as estrelas / símbolos que neles constavam. Passado esse tempo, percebi que devia uma atualização sobre o antigo texto, já que alguns clubes resolveram mudar seus distintivos. Enfim, posto novamente sobre o tema, que com muito orgulho rendeu bons comentários no blog.

Muitos se perguntam o que significam as estrelas nos escudos dos times de futebol. Diferente de alguns países, no Brasil não se adotou uma padronização para exibir as estrelas junto aos escudos das equipes. 

Na Itália, por exemplo, para que um clube coloque uma estrela junto ao seu brasão, é necessário que vença 10 vezes o campeonato italiano. A Juventus é a única a possuir 3 estrelas, enquanto Milan e Inter têm 1 cada. No futebol nacional, cada time tem o seu propósito para estampar a estrela. Por curiosidade, fui buscar o que significa cada estrela nos escudos dos principais clubes brasileiros, conforme posto abaixo. 
Já peço desculpas, caso tenha esquecido alguma equipe. 

Eis a razão das estrelas. Clubes classificados por ordem alfabética (caso a imagem esteja pequena, clique em cima dela que será maximizada):









Nenhum comentário:

Postar um comentário