quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Felipão: Passagem relâmpago no Coxa


Que um dos assuntos do momento é a situação do Palmeiras e a estranha saída do técnico Luiz Felipe Scolari da equipe palestrina ninguém discorda. Mas há um outro caso muito esquisito envolvendo o técnico Felipão e que este sim, pouquíssimos sabem ou se lembram, já que se trata de um fato ocorrido há mais de 20 anos. Sabia que o Felipão foi técnico do Coritiba por APENAS 20 DIAS?

Felipão no Coritiba: 20 dias e 3 derrotas
Pois é, isto aconteceu em 1990, quando o ainda desconhecido técnico e futuro penta campeão mundial passou por lá. A contribuição para esse "esquecimento" partiu do próprio staff de Felipão, que faz questão de "excluir este emprego" do currículo do treinador.

Naquele ano o técnico ainda era pouco conhecido, mas foi convidado a assumir um Coritiba em crise. Na época, foi indicado pelo técnico Levir Culpi, que o conhecia e elogiava, descrevendo o como um técnico novo (41 anos na época), vitorioso e com experiência internacional: Felipão já havia dirigido a seleção do Kuwait e tinha um título do Gauchão conquistado com o time do Grêmio em 1987.

João Jacob Mehl, ex-presidente do Coritiba
O presidente do Coxa na época, João Jacob Mehl, justifica e de certo modo entende o pouco tempo de Felipão na equipe, afinal a situação do Coritiba era preocupante pois o clube estava endividado e havia caído para a Série B do brasileiro no ano anterior. O que intrigou o ex-presidente foi a forma como tudo ocorreu, já que segundo ele, o técnico foi embora sem se demitir e ainda no ônibus do adversário:

- Quando terminou o jogo, ele saiu do banco do Coritiba, atravessou o campo e foi direto onde estava o Juventude. Pensei: "Ele deve ter ido cumprimentar os jogadores e o técnico". Mas, quando entrei no vestiário, o roupeiro me disse: "Não espere por ele. Já foi embora" - relembra o ex-dirigente.

Pois é, o Coritiba já havia perdido 2 partidas no comando de Luiz Felipe Scolari, derrotas para Juventude por 2 x 0 e Joinville por 4 x 0. No terceiro jogo, nova derrota para o Juventude e o sumiço de Felipão após o jogo, que aproveitou a "carona" com o Juventude para voltar ao Rio Grande do Sul.

Mas segundo Mehl, o técnico já estava decidido a deixar o clube sem avisar ninguém:

- Ele já tinha saído com as suas malas da concentração do Coritiba ainda pela manhã e deixado no ônibus do Juventude. Ele já havia se programado - acusa o ex-presidente.

A assessoria do treinador nega esta hipótese, mas confirma a viagem do técnico com a delegação do Juventude. O ex dirigente Mehl ainda afirma que pensou em procurar Felipão para saber o que ocorreu, mas desistiu da idéia quando percebeu que ele não ia voltar, já que Felipão não pediu demissão e tampouco foi buscar seu pagamento referente aos 20 dias trabalhados.

João Jacob Mehl e Felipão não tocam no assunto quando se encontram, mas o ex-dirigente garante que não guarda mágoa com o técnico e que hoje os dois se dão muito bem:

Felipão no Criciúma-SC
- A forma que ele me cumprimenta, que me trata, mostra muita consideração. Ele virou um amigo fora do futebol e não há nenhuma tristeza quanto ao que passou.

O fato é que após 20 dias, 3 derrotas e uma "saída planejada", Felipão começou sua trajetória de sucesso como técnico de futebol. No ano seguinte assumiu o Criciúma-SC e levou a equipe a maior conquista de sua história, a Copa do Brasil. Depois rodou e conquistou títulos por diversos clubes e... Bem, deixemos isso para outro dia.

*E para deixar claro que esse post se trata apenas de uma informação (exatamente, nada contra o técnico ou suas escolhas), abaixo há uma homenagem ao penta campeão Luiz Felipe Scolari, um dos maiores técnicos da história!

HOMENAGEM FELIPÃO

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário