domingo, 19 de junho de 2011

O Drama dos PLATENSES

Se no Brasil, o rebaixamento de uma equipe a divisão inferior se torna um grande drama, na Argentina não é diferente. Conhecidos como nossos "hermanos", os argentinos sofrem tanto, ou até mais que nós brasileiros quando o assunto é futebol.
Atualmente, a torcida que anda nesta situação é a do River Plate, que depois da derrota para o Lanus por 2x1 em pleno Monumental de Nunez, vai ter que jogar uma repescagem contra o quarto colocado da 2ª divisão Argentina pra saber se fica na 1ª ou disputa a "série B" na próxima temporada.

Na Argentina o rebaixamento é diferente. Lá, é calculado uma média da pontuação dos 3 ultimos campeonatos nacionais para saber quem é o rebaixado, é o que eles chamam de "promedio". Os dois últimos colocados do promedio sao rebaixados diretamente, enquanto os 17º e 18º colocados, disputam a "promocion" com o 3º e 4º colocados da Segundona. É o pior dia dos 110 anos de história do River. Os "Millionarios são os maiores vencedores do Argentino com 34 títulos, 5 a mais que o maior rival, o Boca Juniors, que também não fez um bom campeonato mas conseguiu fugir dos ultimos lugares, que além de se despedir com grande festa do maior artilheiro da historia do clube, Palermo.

O drama dos Platenses é o assunto mais comentado na Argentina, superando temas políticos e até a Copa América. Os jornais argentinos destacam em suas capas a situação do River, responsabilizando principalmente o seu atual presidente, o ex-jogador e técnico Daniel Passarella, aquele mesmo que dirigiu por alguns meses os "galáticos do Corinthians", e foi demitido após uma goleada por 5 a 1 para o arquirrival São Paulo, em pleno Pacaembu, em 2005.

Na época, o time foi montado em uma parceria com a suspeita empresa MSI, que depois de algum tempo, abandonou o clube e vendeu seus principais jogadores. Em 2007 o Corinthians também foi rebaixado, o que lembra em alguns aspectos a situação atual dos "Millionários".

JORNAIS ARGENTINOS DESTACAM O DRAMA



O River, ao lado do próprio Boca e do Independiente, nunca foi rebaixado no
campeonato Argentino, e na próxima semana, contra o Belgrano, vai lutar para manter esta escrita.


Abaixo, segue um vídeo para relembrar uma das maiores glórias da equipe do River, a Libertadores de 1996.


River Plate x America de Cali - Copa Libertadores 1996


2 comentários:

  1. o futebol argentino vive de ciclos.Conseguimos contar nos dedos de uma mão os favoritos ao titulo nacional muito diferente do Brasil. Atualmente é a vez do Velez Sarsfield brilhar. Tanto Boca quanto River vem fazendo fracas campanhas nos ultimos anos e dificilmente cedem jogadores a seleção nacional. Seleção aliás que nos ultimos anos não conquista nada e suas equipes de base não são mais as mesmas, porém ainda sim é a segunda seleção mais importante do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o futebol argentino estão vivendo um momento horrível, Boca Juniors, nem foi lembrado na Libertadores, River quase caindo pra segundona, De Fredericco retornando ao Corinthians, devido não receber a mais de 3 meses, Velez perdeu pro futebol uruguaio,do time não tão forte Penarol.

    Ao menos a Copa América, será na terra dos Hermanos;

    Viva o futebol brasileiro.

    Então Sr. Guilherme,


    Abraços
    Domingos Arthur

    ResponderExcluir