segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A SOLUÇÃO VEM DE BAIXO

Todo começo de ano é igual no futebol brasileiro, muita especulação sobre reforços nas equipes e quase nenhum futebol pra assistir. Digo quase porque uma competição tradicional sempre salva esse inicio de ano e ainda nos traz grandes expectativas sobre o futuro e as grandes promessas: a Copa SP de Futebol Júnior.

f: espn.uol.com.br
Neste ano decidi acompanhar melhor a equipe do São Paulo, afinal na temporada 2015 a base do tricolor ganhou praticamente tudo e demonstrava sinais de que poderia render e revelar grandes jogadores para o time de cima, ainda mais se analisarmos a atual situação do clube, que sem dinheiro para grandes contratações, terá que olhar mais atentamente as categorias inferiores.

Ontem o tricolorzinho goleou o Rondonópolis e avançou as quartas-de-final, mais do que isso, voltou a apresentar grande futebol após correr riscos nas fases anteriores, quando passou nos pênaltis diante do Taboão da Serra e depois com uma vitória magra e pouco convincente sobre o Figueirense, 1 a 0. Mesmo assim, com a queda de rendimento nítido após atropelar na fase de grupos, podemos ter fé que grandes jogadores podem surgir desta equipe.

Vamos primeiramente avaliar o elenco principal e as posições que o treinador Bauza, que chegou agora, classificou como essenciais de serem reforçadas. O time base principal que se desenha é: Dênis, Bruno, Rodrigo Caio, Breno e Carlinhos; Hudson, Thiago Mendes, Ganso, Michel Bastos; Centurion e Alan Kardec. A tradicional formação 4-4-2 podendo se transformar num 4-2-3-1 se Centurion for recuado para o meio. Dos reforços confirmados até então, Lugano, Mena e Kieza, apenas o primeiro chega com a pompa de titular, mas mesmo assim as condições físicas indicam que o "Dios" não será capaz de jogar todas as partidas.

f: esporte.uol.com.br
Ai a pergunta que não quer calar: porque então não apostar na base? Alguns podem argumentar que o fato de o São Paulo disputar a Libertadores exige jogadores mais experientes mas eu discordo pois a mescla com os jogadores jovens é necessária, ainda mais na situação financeira que o clube atravessa. Não entendi até agora o investimento feito no Kieza, um atacante de 29 anos que custou quatro milhões de reais sendo que na categoria debaixo temos o Joanderson, de 19 anos, que tem um salário muito menor, foi artilheiro nos 3 campeonatos que a equipe conquistou ano passado, foi visado por grandes clubes do Brasil e do mundo no ano passado e tem uma perspectiva de futuro e retorno infinitamente maior. Mena é mais um exemplo: jogador que estava encostado no Cruzeiro e que vem por empréstimo até o fim do ano. Ok, as outras opções imediatas no elenco são o Reinaldo (não preciso falar nada) e o Carlinhos que não consegue ter uma continuidade. Mas e o Matheus Reis? Jogador da base que subiu ano passado e que tem características mais defensivas (este foi o argumento utilizado para a contratação do Mena). Além deste tem o Inácio, um dos jogadores da Copinha mais prontos desta equipe pra subir e que também é lateral esquerdo, inclusive foi o responsável ontem pela classificação do tricolorzinho. Sem contar os outros destaques do time que mereciam uma chance na equipe de cima sem pensar muito: o volante e capitão Banguelê, que é exemplo de vontade nesta equipe; o meia e camisa 10 Lucas Fernandes, ambidestro, talentoso e preciso, seria uma grande sombra para o Ganso (isso se não subir e tomar a posição do tal "maestro"); o Joanderson, como já comentamos aqui e o atacante David Neres, pra mim o grande craque do time: habilidoso, ousado e rápido e que deveria ser testado urgentemente no time principal. Há quem diga que o treinador Bauza já pediu a promoção de alguns jogadores da copinha assim que a competição acabe, pra mim todos estes citados merecem uma chance.

Independentemente se o SP ganhar a competição é bom lembrar que a copinha é importante para revelar jogadores, o título é apenas uma recompensa. Sempre valorizada e elogiada, já está na hora de apostar na base de Cotia. O momento financeiro do clube fez com que a oportunidade aparecesse, cabe agora ao São Paulo aproveitar. Quem sabe esta possa ser a nova geração dos "menudos do Morumbi"? Acho que vale a aposta Bauza, acredite São Paulo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário