domingo, 5 de fevereiro de 2012

Campeonato Indiano de Futebol "Leilão"

Um modelo diferente de formar equipes de futebol foi inaugurado nesta temporada 2012 na Índia: Leilão de Jogadores. Exatamente isso, leva o jogador (ou treinador) leiloado aquela equipe que der mais dinheiro. A idéia não é inédita no esporte, algo parecido já acontece na liga de críquete do país e também em outras nações, mas a iniciativa não deixa de ser inusitada. 

E engana-se quem acha que só jogadores de nível inferior estarão presentes no campeonato. Como exemplo temos Hernan Crespo, atacante argentino que já disputou copas por sua seleção e que também foi o jogador mais caro adquirido através do leilão: 840 mil dólares, pagos pelo seu novo clube, o Barasat. Além dele, o capitão campeão do mundo pela seleção italiana em 2006, Fábio Cannavaro, também disputará a Premier League Soccer (PLS) Indiana. O zagueiro foi também o 2º jogador mais caro do leilão, comprado por 830 mil dólares pelo Siliguri. 

Entre outros jogadores leiloados, destaque para o francês Robert Pires, o nigeriano Jay Jay Okocha e o ex-atacante do Liverpool Robbie Fowler.  Já o ex-zagueiro português Fernando Couto foi o técnico mais caro ao ser comprado por 240 mil dólares pelo Howrah. Interessante também é o fato de existir um limite de gastos para o leilão, que visa um equilíbrio maior na competição. 


Se dentro de campo a Índia ainda não é destaque no futebol mundial, a PLS Indiana conseguiu ao menos implementar uma forma interessante de atrair a atenção e o público para os estádios da Índia.
Já pensou se a moda pega no futebol. Como seria um leilão como esse no campeonato brasileiro? E qual seria o jogador mais caro? E aí, quem dá mais?

Um comentário:

  1. Filho, muito legal, gostaria de ver alguma coisa assim no Brasil, provavelmente os jogadores teriam de ser mais profissionais e menos mercenários, pois só teriam valor se realmente mostrassem seu futebol.

    ResponderExcluir